Quando perguntamos qual deve ser
a maior qualidade de um Designer em geral escutamos o termo “criativo”. Disso não
discordo em momento algum, aliás, deve ser uma característica inata do ser
humano, e não apenas do Designer.
Mas o mercado costuma ver essa
característica com um grau de importância acima do comum, e em alguns casos,
até ignora os demais atributos essenciais para o desempenho profissional
do Designer.
Quem nunca ouviu um dia a triste
afirmação da boca de uma “profissional” do Design: "O meu negócio é criação. Mas a produção gráfica, a impressão e o acabamento, é o tipo de coisa que eu não mexo e que deixo
sob a responsabilidade de outra pessoa".
Para quem encara a profissão com
seriedade uma afirmação dessas dói no fundo na alma, soa como um insulto. A
origem deste fenômeno, que se torna cada vez mais comum, pode ser atribuída a vários
fatores, dentre os quais destaca-se a formação acadêmica que foi oferecida para
este “Designer”. Encontrar profissionais que conhecem os princípios da produção
gráfica tornou-se um achado, quase como acertar na Mega-Sena.
Mas como o que não se sabe pode
ser aprendido, ainda existe uma luz no fim do túnel para quem desconhece os
princípios da produção gráfica ou quer aprimorar o que já sabe. Acontece no Parque de Exposições do Anhembi em
São Paulo, nos dias 12 a 16 de março de 2012, a 3ª Semana Internacional de
Máquinas e Equipamentos para Embalagem e Impressão (www.semanainternacional.com.br).
Um evento como este é uma grande
oportunidade para conhecer as novidades do setor gráfico, e entender um pouco
mais do que acontece com um projeto depois que o arquivo digital sai do escritório.
Garanto que muitos clientes irão adorar o resultado deste upgrade técnico oferecido pelo mercado.
Aliás, leve seu cartão pessoal,
muitos profissionais aparecem por lá, e é uma ótima oportunidade para fazer networking. Eu estarei por lá e farei um
relato nos posts futuros sobre as
novidades que estão chegando ao mercado.
Até mais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário