terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

O CONHECIMENTO DO DESIGNER VAI ALÉM DO PEN DRIVE


Quando perguntamos qual deve ser a maior qualidade de um Designer em geral escutamos o termo “criativo”. Disso não discordo em momento algum, aliás, deve ser uma característica inata do ser humano, e não apenas do Designer.

Mas o mercado costuma ver essa característica com um grau de importância acima do comum, e em alguns casos, até ignora os demais atributos essenciais para o desempenho profissional do Designer.

Quem nunca ouviu um dia a triste afirmação da boca de uma “profissional” do Design: "O meu negócio é criação. Mas a produção gráfica, a impressão e o acabamento, é o tipo de coisa que eu não mexo e que deixo sob a responsabilidade de outra pessoa".

Para quem encara a profissão com seriedade uma afirmação dessas dói no fundo na alma, soa como um insulto. A origem deste fenômeno, que se torna cada vez mais comum, pode ser atribuída a vários fatores, dentre os quais destaca-se a formação acadêmica que foi oferecida para este “Designer”. Encontrar profissionais que conhecem os princípios da produção gráfica tornou-se um achado, quase como acertar na Mega-Sena.

Mas como o que não se sabe pode ser aprendido, ainda existe uma luz no fim do túnel para quem desconhece os princípios da produção gráfica ou quer aprimorar o que já sabe. Acontece no Parque de Exposições do Anhembi em São Paulo, nos dias 12 a 16 de março de 2012, a 3ª Semana Internacional de Máquinas e Equipamentos para Embalagem e Impressão (www.semanainternacional.com.br).

Um evento como este é uma grande oportunidade para conhecer as novidades do setor gráfico, e entender um pouco mais do que acontece com um projeto depois que o arquivo digital sai do escritório. Garanto que muitos clientes irão adorar o resultado deste upgrade técnico oferecido pelo mercado.

Aliás, leve seu cartão pessoal, muitos profissionais aparecem por lá, e é uma ótima oportunidade para fazer networking. Eu estarei por lá e farei um relato nos posts futuros sobre as novidades que estão chegando ao mercado.

Até mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário